PHAESS: Conheça Phaenomenon Essendi

Projeto colaborativo de artigos que desvelam o Fenômeno Ser que tem por fundamento a tríplice Sentir & Intuir, Pensar & questionar, Compreender & Transcender.

Visando desvelar o conhecimento, em especial o Filosófico e o Psicológico, pois que estes abarcam o plano existencial do ser humano, os artigos de Phaenomenon Essendi trarão respostas e indagações não apenas sobre conceitos e ideias já desveladas por outros grandes nomes da Filosofia e da Psicologia, mas também ideias emergidas no instante da criação dos artigos que aqui serão publicados. Partindo da premissa de Schopenhauer: “ quem tira diretamente da própria cabeça a matéria do que escreve é digno de ser lido”, cada artigo proporá releituras e interpretações originais que adicionarão novos prismas à nossa consciência, estabelecendo, assim, um ascendente contínuo de informações substanciais para a vigência da nossa autenticidade singular.

A ideia deste projeto veio-a-ser por intermédio da vontade que eu tive de comemorar os três mil seguidores que possuo na minha página Fenomenologia Existencial. Para expandir os horizontes da página e angariar mais seguidores que gostem do conteúdo que preparo cuidadosamente, tive a ideia de elaborar textos maiores e mais completos sobre o conteúdo dos artigos selecionados para divulgação na página. Como o projeto é para vincular pessoas, mais pessoas e mais ideias, será colaborativo, ou seja, aberto para quem se identificar com a proposta e quiser compartilhar as suas ideias a partir do minucioso estudo sobre a existência.

O principal foco de Phaenomenon Essendi é unir artigos originais de estudos sobre os seguintes temas centrais: Fenomenologia, Fenomenologia Existencial, Existencialismo e Psicologia Fenomenológica Existencial. Qualquer pessoa pode escrever para Phaenomenon Essendi, desde que esteja inserida no meio deste conteúdo mencionado, isto é, desde que estude com afinco os temas centrais. Phaenomenon Essendi é uma revista independente, sem fins lucrativos e sem vínculo com o meio universitário, sua proposta é a originalidade da compreensão da existência e não a comprovação científica de teorias acerca da existência — isso não significa que os artigos serão incompletos ou tendenciosos; a ideia é que, pelo contrário, sejam eles recheados de citações e referências, guiados pela imparcialidade e pela busca do conhecimento, sempre proporcionando reflexões úteis e desmistificando paradigmas. A única diferença de um artigo científico acadêmico para os artigos que serão publicados em Phaenomenon Essendi é: A liberdade de mesclar ideias próprias e vivências com ideias já existentes na sociedade. Poderão ser escritos em Phaenomenon Essendi, artigos nos mesmos moldes que os artigos científicos e, se for do desejo do colaborador, pode inclusive haver pesquisas baseadas no método cartesiano — tudo é possível, desde que haja, junto disso, a originalidade do pensamento singular, da vivência subjetiva, do autoquestionamento, do voltar-se-a-si.

Este é um lugar de liberdade e autenticidade. Você escreve sobre o que lê e acrescenta o que você pensa e sente. O objetivo moral deste projeto é incentivar a escrita, incentivar o aprofundamento nos temas centrais, incentivar o questionamento e o pensamento, proporcionar um espaço de troca de vivências que resultarão em aprendizado e ressignificação — trata-se do mesmo objetivo moral que dei à página Fenomenologia Existencialquando a criei há alguns anos.

Em breve escreverei mais detalhes sobre Phaenomenon Essendi (inclusive sobre a tríplice que mencionei em sua breve descrição), também escreverei sobre como os interessados farão para colaborar e como será feita a divulgação dos artigos na Página Fenomenologia Existencialentão siga Phaenomenon Essendi para não perder o conteúdo e já comece a escrever os seus artigos!

Atenciosamente,
Oanna Selten
DIVISIR.png

Para comentar no artigo, acesse sua publicação original em Revista Phaenomenon Essendi no Medium