Projeto Resenha-me: Explicações.

typewriter-2605140_1920.jpg

Qualquer um pode participar do projeto Qesmnesih - Resenha-me, pois é gratuito. Basta somente que a obra do autor, interessado em minha resenha esteja disponível para leitura online (seja no Wattpad, seja em PDF ou qualquer outro meio em que eu possa acessar facilmente). Além disso, somente vou resenhar obras finalizadas.

Tanto a obra quanto a resenha serão divulgadas em meu site www.oannaselten.com, em minhas redes sociais e em grupos de resenhas e de livros. A divulgação ocorrerá por um mês (o mês em que eu estiver trabalhando na resenha).

Será 1 resenha crítica por mês, pois, para fazer um bom trabalho, vou precisar de tempo. A única exceção a isso é: no mês de novembro eu não farei resenhas.

Serão 12 resenhas críticas e, depois, a primeira parte do projeto se concluirá. Mas poderá futuramente ser reaberto. Se houver muitos pedidos, criarei uma fila de espera de acordo com a ordem de envio do Registro de Pedido e, se isso acontecer, prolongarei o tempo do projeto para mais 12 livros, totalizando 24.

 

composição da resenha crítica

 

I) Identificação da obra: Dados bibliográficos da obra - nome do autor, título e subtítulo do livro, ano de término da obra. II) Apresentação da obra: Descrição curta sobre o tema principal da obra. III) Estrutura da obra: Quantidade de capítulos e foco narrativo. IV) Descrição de conteúdo: Resumo da obra (se não houver sinopse). V) Análise crítica: Opinião crítica e imparcial sobre o livro a partir dos seguintes critérios pré-estabelecidos:

Construção: Coesão, coerência, diálogos, gramática, ortografia. História: Originalidade dos personagens e do enredo, o quanto o autor se aprofunda nos seus personagens e a lógica das situações narradas. Criatividade: O quão clichê é a história ou o quão surpreendente é. Pesquisa: O quão o autor pesquisou para escrever sobre o tema que se propôs. Desfecho: Originalidade do desfecho da obra. 

Para todos os itens da análise, sempre vou me basear na proposta inicial do livro.

VI. Opinião subjetiva: Depois da análise crítica imparcial, falarei sobre a minha opinião subjetiva a respeito da história, isto é, o que senti, pensei e percebi ao ler a obra. Manifestação das deias que me suscitaram durante a leitura, bem como os pensamentos, questionamentos, vislumbres e encantos que me acometeram no processo. VII) Identificação do Autor: Breve descrição sobre a vida do autor da obra.

Atenção! Eu não falarei mal da obra resenhada, o máximo que farei é dizer os pontos em que o autor precisa melhorar. Antes de fazer a resenha, o livro será analisado. Se tiver muitos erros, uma história ruim e nada interessante, eu não vou resenhar, pois eu não irei expor o autor iniciante. Escrever é aprendizagem e eu estou disposta a ajudar e não a atrapalhar.

Processo para resenhar a obra: 1) Lerei, duas vezes, a obra completa. 2) Farei anotações e pensarei sobre a obra, isso pode me levar a conversar com o autor, para saber suas intenções ao escrever o enredo. 3) Escreverei a resenha e publicarei aqui, notificarei o autor, um dia antes, que a publicação será realizada.

 

Contrato do autor

 

O autor deve concordar em, primeiro: Não desistir de ser resenhado quando a resenha estiver sendo finalizada (lembrem-se que vou disponibilizar o mês para trabalhar gratuitamente na resenha, então, por favor, valorize).  Segundo: Se o autor não gostar das críticas da resenha, não irá solicitar a exclusão da mesma, pois, neste caso, meu trabalho terá sido em vão. Terceiro: Todas as resenhas serão publicadas em meu site e em minhas redes sociais, se o autor enviar o formulário de pedido e depois desistir de ter sua resenha escrita, deverá entrar em contato imediatamente.

Se estiver interessado, por favor, preencha o formulário para ficar registrado o pedido e para o trabalho começar a ser feito. Entrarei em contato assim que receber e analisar seu pedido (prazo máximo de resposta é de uma semana). Se você não receber uma resposta minha em uma semana, entre em contato pelo Facebook.

Para fazer o pedido: clique aqui.


Se você já teve sua resenha realizada por mim, não poderá participar outra vez com outra obra sua. Qualquer dúvida, entre em contato.